26 de mar de 2013

24

Resenha - "Ausência" - Flávia Cristina

Tumblr_mk6e7z3ghd1r3hjmno1_500_large

Ei gente!
Hoje eu vim trazer pra vocês mais uma resenha de um de nossos autores parceiros, Ausência foi escrito por Flávia Cristina... Vamos ver?
"O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?"
Sinopse:
Ausência conta a história de Daniel, médico neuropsiquiatra, que começa a tratar Ervin de Apolinário, professor aposentado que apresenta um doença triste e degenerativa: o Alzheimer. Tudo estaria dentro da rotina de consultório, não fosse a doença reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos.
Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia?
O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.

Um dos livros que eu fiquei com muito pra falar e ao mesmo tempo sem palavras, o Mah acompanhou toda a minha leitura do livro, eu tive ódio, tive dó, compaixão, felicidade, foi um livro que mexeu mesmo com meus sentimentos.
A começar pela capa, nossa que linda! Confesso que quando o livro chegou eu coloquei ele em cima da cama e fiquei ali, olhando. Sou apaixonada por coisas desse tipo, meio escuro, misterioso e comecei a imaginar sobre o que o livro falava.
Não sou uma pessoa muito fã de romances, por isso quando o livro foi indo muito pro lado "Ele ama ela e ela não vive sem ela" eu desanimei, livros assim terminam sempre iguais. Também sou extremamente chata pra traições, na minha opinião, nada justifica e então comecei a ficar com raiva de Daniel. Mas claro continuei lendo.
O interessante do livro são as partes filosóficas, pois claro, os personagens são uma psiquiatra, um neuropsiquiatra e um professor de literatura, achei super atencioso da autora e lindas as frases que me inspiraram muito.
Mas o melhor do livro que o colocou para o grupo dos meus preferidos foi o final. Que com certeza me deu uma ressaca literária das bravas e eu não conseguia fazer outra coisa a não ser meditar.
Nada na nossa vida é por acaso, uma doença terrível, uma paixão descontrolada, não temos como evitar. Sabe o que nos resta? Aprender.

#ssica Sales

24 comentários:

  1. Nossa, eu não conhecia não. Interessante! :)
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro. Valeu pela dica. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vou confessar que nao conhecia ainda esse livro, mas ja me deu vontade de ter um haha
    beijinhos
    http://chequematte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito bom o livro, quando eu tiver um tempo livre, quem sabe começo a ler <3 Anotei hehe
    beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, deu vontade de ler.

    Seguindo :*

    http://chitafilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cara que livro forte eu na verdade não teria estrutura pscologica pare ler ele :/
    não que ele seja forte mas é que é muito profundo!

    XOXO
    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. uui que chique, esse eu fiquei realmente curiosa pra ler *--* vou procurar aqui

    Beeeeijos,
    Vou te contar makeup

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo carinho!
    Excelente noite!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este livro eu não conhecia.
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  10. Resenha fantástica querida *o* Gosto de livros que fazem aquela bagunça nos sentimentos, que nos importamos como se aqueles personagens realmente fossem alguém extremamente próximo :Ç Sem dúvida vou ler, além da sinopse achar interessante, também curti muito a capa (sou levado pela capa muitas e muitas vezes, HAHAHA) AH,e estou curioso, nunca li nada do autora. Adorei o post, muita paz, luz, e sucesso pra ti, beijos <3

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sucesso pra ti também Ewerton... Beijos Beijos...

      Excluir
  11. Eu ainda não conhecia, obrigado pela dica!
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br
    Instagram: @minhaamigamedisse_fashionblog

    ResponderExcluir
  12. Parece ser o tipo de livro que meche com a gente!

    Adolecentro

    ResponderExcluir

Olá! Sinta-se à vontade para comentar :P
- Todos os comentários serão aceitos. Mas lembre-se: Palavrões, chingamentos, comentários como "Seguindo, segue de volta?" deixam feia a sua própria imagem,
- Temos páginas explicando nosso sistema de parceria, afiliação e divulgação e também alguns de nossos conteúdos. Não deixe de olhar!
- Qualquer assunto mais sério nos envie um email que está na página "contato"
- Deixe o link de seu blog para que possamos retribuir ^^

Beijos e Volte Sempre ^^